A importância da fase pré-analítica
O seu laboratório já implementou a fase pré-analítica entre os processos diários? Ela é de suma importância para evitar a recoleta, dentre outros benefícios.
Neste episódio especial do Lab-to-Lab, conversamos com Vanessa Catharini (Assessora Técnica do Lab-to-Lab Pardini) e Sílvia Brandão (Biomédica e Diretora do Laboratório Adolfo Lutz), sobre a importância da fase pré-analítica, o trabalho de um assessor técnico neste processo, além do dia a dia no campo.
Discutimos também sobre o cenário do mercado atual em relação ao pré-analítico, dificuldades na implantação desta importante fase, os principais motivos de acontecer recoleta na maioria dos laboratórios e dicas de ouro para gestores que ainda precisam implementar o pré-analítico na rotina.
📋 A fase pré-analítica abrange o intervalo desde a solicitação do exame pelo clínico até a execução do teste no laboratório.
Esse período envolve a requisição do exame, as orientações para a coleta, a preparação e coleta do material ou amostra do paciente, o transporte até o laboratório clínico e o cadastramento dos dados.
🧪 Aqui no Mundo Lab-to-Lab você acompanha conversas sobre os negócios na medicina diagnóstica, com trocas relevantes entre especialistas e laboratórios de todo país.
Gestão, finanças, retenção de profissionais, marketing, diversificação de receita, foco no cliente, entre outros assuntos, são debatidos quinzenalmente, em uma jornada de compartilhamento de conhecimento com nossos parceiros na promoção da saúde e na geração de negócios.
Sobre o que você gostaria de dialogar?
No Mundo Lab-to-Lab Pardini, cada diálogo começa com uma boa pergunta — e pode virar uma grande descoberta. Aqui, você pode sugerir temas, compartilhar dúvidas ou contar o que gostaria de ver nas próximas entrevistas. Afinal, construir conhecimento também é uma jornada coletiva. Vamos conversar?